quinta-feira, 14 de setembro de 2017 0 comentários

Literatura grega: o que tenho achado por aí? (6)

          O livro grego da vez suscitou sentimentos angustiantes em mim. O sol de cobre de André Kedros é um livro pequeno no tamanho, mas que desperta sentimentos dolorosos no leitor ao acompanhar dois sobreviventes de um desastre aéreo em meio ao frio polar.  
           A escrita de André Kedros impressiona ao alternar as vozes dos protagonistas: John puxa o trenó em que Williams, ferido, não passa de peso morto. Lembranças, escolhas, nevascas, dor, frio, fome e muita fome levam John ao limite enquanto a vida de Williams se apaga lentamente. Qual dos dois arrastará o ouro na roda do seu destino?
           Livro pequeno, mas poderoso, inquietante.
           A minha edição foi comprada pela Livraria Wook de Portugal, como eu já havia postado. Quem quiser ler O sol de cobre , prepare-se para sofrer e observar seres humanos levados até o limite de suas forças e da condição humana.
           Em tempo, André Kedros é o pseudônimo de Virgile Solomonidis, descendente de gregos e que tinha no francês sua língua de escrita.


O sol de cobre
André Kedros
Livros de bolso Europa-América
140 páginas

quarta-feira, 13 de setembro de 2017 0 comentários

Visita ao Sebo Basques 2

              Para quem mora longe de comércio, como eu. é sempre divertido quando num passeio ou uma ida ao médico, encontramos um sebo ou uma livraria.
               No meio do burburinho da Rua Teodoro Sampaio, 623 (Pinheiros - SP), encontrei o Sebo Basques 2. A enfadonha ida ao oftalmologista transformou-se em uma oportunidade de adquirir livros de qualidade a preço baixinho.
               Baixinho mesmo!!!! Três livros por dez reais é imperdível, concorda?
               Diferente dos sebos comuns, o Sebo Basques 2, vende livros novos. São muitos exemplares novos de títulos clássicos e de novidades, principalmente da Editora Record. Saí de lá com muitos livros e devo dizer que foi difícil escolher entre tantos livros interessantes.
               Faz uns quinze dias que fiz esta visita e ficou a dúvida: será uma ponta de estoque ou a venda de exemplares novos foi episódica? Boa desculpa para voltar e conferir. 😉
                Se você conhece o Sebo Basques 2 ou algum que seja especial, deixe o seu comentário e compartilhe a sua experiência.
terça-feira, 12 de setembro de 2017 0 comentários

Literatura grega: o que tenho achado por aí? (5)

                Tenho lido mais do que postado e tem sido muito divertido garimpar livros de autores gregos ou de descendentes de gregos. Nessa busca encontrei  O homem do rosário preto de George Rumanes que foi uma agradável surpresa.
                A leitura é fácil, o enredo envolvente e intrigante. O tema da Segunda Guerra Mundial e a presença alemã na Grécia é tratado literariamente, mas, mesmo assim, permite vislumbrar o momento sombrio por que passava o povo grego. 
              (...)" no começo de 1942, somente em Atenas e no Pireu, quase dois mil homens, mulheres e crianças morriam por dia de inanição e doenças. Os cemitérios não davam conta dos cadáveres."
                Livros sobre guerra raramente me atraem, porém O homem do rosário preto é uma leitura irresistível, não dá para largar o livro depois de iniciada a leitura.
                "Os acontecimentos relatados neste romance baseiam-se nesses fatos históricos. Esta é a história do povo do Pireu numa época estranha e terrível da sua vida. Eu conheço a história. Eu sou um deles. Eu estava lá." 
                 Precisa falar mais?
                 Recomendadíssimo!!!!







                     O homem do rosário preto
                     George Rumanes
                     Distribuidora Record 
                     1973
                      270 páginas
 
;