sexta-feira, 29 de junho de 2012 1 comentários

Férias finalmente!

Quando se aproxima o final do mês de junho, é uma correria para professores e alunos, é preciso fazer e corrigir provas, fechar médias, contas, contas e mais contas. Tudo terminado, só um livro novo para "desestressar". O escolhido foi o volume 4 da Coleção Folha Literatura Ibero-americana: o Túnel  escrito pelo argentino Ernesto Sabato.
Esse livro já passeia na minha bolsa há alguns dias, assuntos pessoais me impediram de começar sua leitura, mas, hoje, a imagem de um túnel veio a calhar e comecei a leitura. Em alguns momentos da vida, um túnel aparece e mesmo sem saber o que está no seu final, é preciso atravessá-lo para descobrir.
Neste mês, ainda, vou programar um sorteio de três livros de uma só vez, por isso avisem amigos, inimigos e desconhecidos para seguir o blog e participar. Aguardem!
Boas férias e boas leituras!
domingo, 24 de junho de 2012 0 comentários

Para aproveitar um domingo de sol e pensar...

Depois de muita chuva, o domingo começa com sol. Assim como a chuva, o sol é um presente que, na maioria das vezes, recebemos e não percebemos seu devido valor. Para pensar:

TERCEIRA ELEGIA
                                  
    (trecho)

Estive sempre de pé no ônibus, espremido entre o ferro
da cadeira e o rumor dos passageiros.
Educado a ser o último, cedi o lugar a gestantes 
e idosos.
Estive sempre de pé no ônibus, me defendendo
ao largo do corrimão de tantos rumos,
alianças e ponteiros com paradas diferentes.
E o brado irritante do cobrador ainda a exigir
um passo à frente.

O fato de não ter sido é mais trabalhoso
do que a fama. Prossegui a me imaginar,
sondando o que poderia ter vivido.
Disperso, anônimo, no comício do mar
e nas trevas.

Diminuindo o risco, reduzimos a possibilidade
de nos libertar. O medo, o medo, o medo
é o que nos faz escolher.

Descobre-se um amor
na iminência de perdê-lo.
 
Fabrício Carpinejar
•   “Terceira Elegia”
    In Terceira Sede
    Escrituras, São Paulo, 2001
quinta-feira, 21 de junho de 2012 0 comentários

Missão impossível

Está provado: para mim, é impossível seguir o ritmo de leitura de um livro por semana da Coleção Folha Literatura Ibero-americana !!! A leitura ficou rápida, perdeu o prazer de fruição do texto literário  ou, explicando melhor, não é prazerosa a leitura para cumprir metas ou demonstrar resultados. Ler é passear pelas páginas sem pressa, sem cobranças, puro prazer...
Assim é missão impossível, para mim, manter o desafio! Desisto e reivindico meu direito de ler por gosto e prazer!
Por isso continuo comprando os livros nas bancas, lendo no meu ritmo e intercalando essas leituras com outras sem culpa.
Aproveito para indicar a leitura do livro que estou terminando de ler (estou dando um tempo para terminar de ler Memória de Elefante do António Lobo Antunes, ufa! leitura complexa!): Jogo duplo de Silio Boccanera. O livro mistura mistério, aventura e uma pitada de romance ao mesmo tempo que discute o papel do jornalista e dos meios de comunicação. Imperdível para aqueles que querem seguir o caminho do jornalismo e das letras.

 
;